CONHEÇA NOSSA ESCOLA

Saiba mais sobre esta escola que há anos ajuda a fazer a educação em Marabá.

NOSSOS PROJETOS

Trabalhar com projetos e temas geradores contribui de maneira significativamente com o aprendizado. Conheça alguns dos nossos projetos...

EVENTOS DA ESCOLA

Entendemos que educação de qualidade não se faz apenas dentro da sala de aula, por isso, a escola incentiva e promove atividades diversas que venham a contribuir com o crescimento dos nossos alunos.

NOTÍCIAS

Um registro do cotidiano da escola JPA.

FOTOS

A comunidade da escola se vê por aqui.

quinta-feira, dezembro 20, 2007

RELATÓRIO FINAL - INFORMÁTICA EDUCATIVA – 2007



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO –SEMED
EMEF JONATHAS PONTES ATHIAS

PROFESSORES
CARLOTA MENDES DO A. SOUSA
ELIZÂNIA SOUSA DE ASSUNÇÃO
VAILDES SERTÓRIO DA COSTA
Marabá-dezembro/2007

RELATÓRIO / 2007

O Laboratório de Informática Educativa é um ambiente onde os professores e alunos buscam fomentar uma aprendizagem autônoma e significativa bem como: Promover o desenvolvimento e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para alavancar um processo de inovação no ambiente escolar, propiciando aos educandos uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico. Neste sentido no ano de 2007 foram desenvolvidos vários projetos com a utilização destes recursos, como ferramenta de aprendizagem. Trabalhar com projeto é uma forma de organização onde os conteúdos são estudados através de atividades seqüenciais que buscam reflexões e esforço dos próprios alunos deixando como resultado um aprendizado diferenciado e significativo.
O Laboratório funciona atendendo a todos os níveis da Educação Básica, nos turnos Manhã, Tarde e Noite estando distribuído da seguinte forma: Turno manhã 15 turmas, sendo seis turmas de 1º ao 5º ano, oito turmas de 6º ao 9º ano e uma turma de Educação Especial; No turno da tarde são 15 turmas sendo seis de 1º ao 5º ano e oito de 6º ao 9º ano e uma turma de Educação Especial, atendemos ainda a comunidade externa alunos de escolas vizinhas e até mesmo de outros núcleos. No Turno da noite são 14 turmas, sendo 8 Ensino Médio 6 PEJAC (Programa de Educação Jovens e Adultos em Ciclo) atendendo o referido público e seus respectivos professores e ainda prestando atendimento a comunidade externa.
Quanto ao cronograma as atividades para as turmas são realizadas da seguinte forma: segunda-feira as sextas-feiras, em semanas alternadas com dias e horários fixos, sendo 1h 30 min para cada turma, As turmas de 6º ao 9º ano são realizado através de agendamento de acordo com as necessidades de cada turma com seus alunos, em semanas alternadas.
Nos meses de setembro e outubro foram realizadas várias pesquisas na internet para os projetos que seriam apresentados na galeria do conhecimento, onde a mesma ocorreu no dia 31/10/07.
Os projetos mais relevantes desenvolvidos no ano de 2007 foram: Higiene Corporal profª Natalina 3º ano B e 1º ano A, Aquecimento Global prof Ildemarques 6ª ano B, Pará Obra Prima da Amazônia profa Sandrielle turma 8ª A, A Realidade Social da Amazônia: o futuro grita por justiça... Criança! profª Osevania 6º ano C, Frutas Típicas da Amazônia profª Thaise 5ª ano C, Indios Verdadeiros Donos da Terra profª Osevania 9º ano A, Floresta Negra profª Marlucia 8º ano c, Orquídeas Indicadores de Preservação profª Francisca 6º ano E, O desperdício da água prof Maria Alves 2º ano 1 ciclo, Manifesto pela preservação da natureza profª Jeane 6º D, Arte no espaço Amazônico profª Sandra 7º ano c, Preserve a vida na nossa Amazônia prof Gilcacia 8º b, Marabá no contexto Amazônico profas Francisca e Sandra 9º c, As arvores da minha escola profª Francilene 2º ano B, Amazônia uma questão de solidariedade profª Maria da luz 8º D, Dicas para cuidar do planeta profª Ana régia 4º ano A / C, os tipos de solo profª Edilene 4º ano B, Reprodução dos animais profª Mª do Rosário 5º ano A/B. estes projetos foram socializados na galeria do conhecimento e alguns foram apresentados na FEICIMA Feira de Ciências Municipal:
Trabalhamos ainda no L.I, com aula de reforço com os alunos com baixo rendimento escolar incentivando a linguagem oral e escrita através das ferramentas do computador. As metodologias utilizadas são: observação do alfabeto no teclado, escrita de palavras, desenho e escrita, ouvir historia e reconta-la, produções e reflexões orais e escritas, jogos on-line,CD. No turno da noite iniciamos o ano trabalhando com pesquisas na internet para atividades e projetos como: Carimbó 2º ano R02, Literatura de Cordel, Projetos das Tics, 2º Ano R 03, professora Edina (ensino médio), História da arte 4ª Etapa A e trovinhas professor Roberto PEJAC (Programa de Educação Jovens e Adultos em Ciclo). Entrei de Licença Prêmio do dia 1º de agosto a 30 de novembro, ficando as atividades interrompidas porque no Laboratório de Informática não há substituição para professor de Informática Educativa. Retornei no dia 03/12, mas não deu mais tempo para continuar os projetos que ficou em andamento, pretendendo continuar em 2008.
No turno da manhã a professora Vaildes Sertorio da Costa, entrou de licença prêmio a partir de 1º de agosto a 30 de outubro/07, voltando suas atividades normais a partir de 31 de outubro /07.
O atendimento no laboratório de informática foi encerrado para as turmas no dia 13/12/07. Sendo que continuamos atendendo alunos que ficaram na recuperação final, no período de 13 a 19/12/07.
Endereço na internet do flogão e do blogger da escola: www.flogao.com.br/escolajpathias http://escolajonathas.blogspot.com.

PLANEJAMENTO ANUAL A INFORMÁTICA EDUCATIVA – 2007




PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO –SEMED
E.E.F.M JONATHAS PONTES ATHIAS



PROFESSORES
CARLOTA MENDES DO A. SOUSA
ELIZÂNIA SOUSA DE ASSUNÇÃO
VAILDES SERTÓRIO DA COSTA
Marabá-janeiro/2007

“Inserir as diversas tecnologias da informação e da comunicação no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem preparando os educandos para a finalidade mais nobre da educação escolar: Que é a definição de referencias éticos, científicos tecnológicos e cidadania que deve acontecer especialmente na interação com elementos desse ambiente e assim construir seu conhecimento”.
Raquel G. Barreto
JUSTIFICATIVA
Estamos vivendo em um mundo de constantes mudanças. Essas mudanças foram aceleradas nos últimos dez anos, principalmente pelos avanços científicos e tecnológicos que, juntamente com as transformações sociais e econômicas, revolucionaram as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas, com os objetos e com o mundo. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras, o mundo ficou globalizado. As novas tecnologias e mídias estão relacionadas com todas essas transformações. Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de aprendizado, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo. O aumento de interesses pelas novas tecnologias fará com que o professor não se sinta um profissional a margem das demandas renovadoras, sendo motivado a buscar essa parceria na construção do conhecimento onde o aluno é o sujeito da sua própria educação sendo ele estimulado a observar, questionar, refletir, aprimorando sua imaginação e criatividade.
Hoje despontamos para uma educação de diferentes meios de informação como livros, revistas, histórias em quadrinhos, jornais, publicações na Internet, contato por e-mail, software de referência, programas televisivos, rádio, isto pressupõe compreender os elementos constituintes de suas linguagens e códigos e analisar as implicações das mediações que propicia à formação dos sujeitos e ao processo educativo. Um dos elementos importantes neste processo é o desenvolvimento de projetos, pois eles viabilizam a integração das mídias e de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, bem como o trabalho em grupo, que favorece o desenvolvimento de competências, as quais se tornam cada vez mais necessárias na sociedade atual. Nessa forma de aprender contextualizada, aberta para novas relações entre os diversos conceitos, numa situação de grupo em que as interações se intensificam e se comprometem em termos de aprender e ensinar um com o outro, o papel do professor, sem dúvida, precisa ser reconstruído. Pois Na pedagogia de projeto, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Neste contexto, o papel do professor deixa de ser aquele de ensinar por meio da transmissão de informações - que tem como centro do processo a atuação do professor, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno encontre sentido naquilo que está aprendendo. Pode se discutir desde o Projeto Político Pedagógico da Escola, o projeto de sala de aula, o projeto dos alunos, o projeto da escola e outros, no sentido de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender a aprender, integrando as diferentes mídias no espaço escolar, com este trabalho valorizando a utilização das novas tecnologias como ferramenta pedagógica.
OBJETIVOS:
· GERAL:
Promover o desenvolvimento e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para alavancar um processo de inovação no ambiente escolar, visando melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, propiciando aos educandos uma educação voltada para o progresso cientifico e tecnológico.
ESPECÍFICOS:
· Utilizar as tecnologias e mídias para reforçar aspectos psicopedagógicos;
· Usar o laboratório de informática como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
· Propiciar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem;
· Inserir a internet no processo ensino-aprendizagem;
· Valorizar as experiências e vivências proporcionadas pelo ambiente escolar;
· Estimular o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas que busquem a criação de novas formas do uso do computador;
· Promover formação dos professores na informática educativa aplicando o conhecimento da mesma;
· Sensibilizar e motivar os educadores e educandos para absorção da tecnologia de informação e comunicação;
· Familiarizar o educando com o computador que está em seu cotidiano.
ESTRATÉGIAS:
Na informática educativa adotamos como estratégias à elaboração dos projetos ou atividades, (chamamos atividades os eventos que duram uma ou três aulas e que são desenvolvidas em dupla ou individual, os trabalhos mais longos resultam em projetos e envolvem toda turma ou a escola). Estes levando em conta sempre à interdisciplinaridade, tornando o computador instrumento importante no processo de ensino-aprendizagem.
Devido ao reduzido número de computadores no laboratório o meio mais viável é que as turmas sejam divididas, para melhor desenvolvimento dos trabalhos (parte da turma fica com professor na sala ou biblioteca e os demais no laboratório alternando a cada aula).
PÚBLICO ALVO:
O Laboratório de Informática funcionará atendendo a todos os níveis da Educação Básica, nos turnos Manhã, Tarde e Noite estando distribuída da seguinte forma: Turno manhã 15 turmas, sendo 6 turmas de 1º ao 5º ano, sete de 6º ao 9º ano e uma turma de Educação Especial; No turno da tarde 15 turmas sendo seis de 1º ao 5º ano e sete de 6º ao 9º ano e uma turma de Educação Especial; No Turno da noite são 14 turmas, sendo 8 Ensino Médio 6 PEJAC (Programa de Educação Jovens e Adultos em Ciclo) atendendo o referido público e seus respectivos professores e ainda prestando atendimento a comunidade externa.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Projeto: Árvores da Minha Escola







Turma: 2º ano B Professora : Francilene

PROJETO: Aquecimento Global



PROF ORIENTADOR: Ildemarques dos Santos Alves
JUSTIFICATIVA:

O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão que consiste em um aumento da temperatura média da terra, que vem acontecendo nos últimos 15 anos.
A causa desse aquecimento é o aumento dos gases responsáveis pelo “efeito estufa”, que é vital a vida na terra, pois é ele que mantém as condições ideais com temperaturas amenas e adequadas.
Este aumento da temperatura traz conseqüências catastróficas para o planeta. Como o derretimento das calotas polares que elevam o nível das águas dos oceanos e dos lagos submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. A destruição de habitantes naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com suas seqüelas de destruição e morte.
Por isso é que é cada vez mais importante estarmos atento a esse problema buscando conhece-lo de perto e quem sabe assim estar vendo novas formas de conscientização da população, pois de nada adianta sabermos da existência do problema se nada fazermos para evitar que ele aconteça.
O aquecimento global é um problema de todos as populações mundiais e devido a isso que temos a necessidade de cada vez mais buscarmos soluções para resolver esses problemas.
Portanto, o aumento da concentração dos poluentes atmosféricos causa uma serie de problemas para todos. E se não nos conscientizarmos e tentarmos achar uma solução, daqui a alguns anos não haverá mais nem um tipo de vida no planeta.

OBJETIVOS:
GERAL:
Sensibilizar a comunidade em geral sobre o aquecimento global e suas implicações para a vida na terra hoje e para suas futuras gerações.
ESPECIFICO:
Conhecer o que causa o aquecimento global, suas conseqüências e que medidas podem ser tomadas para minimizar seus efeitos no planeta.
TEMATICAS A SEREM TRABALHADAS PELOS GRUPOS:
O que se entende sobre aquecimento global?
Quais as principais causas do aquecimento global?
Quais as principais conseqüências do aquecimento global ara o planeta?
Quais as principais conseqüências para o ecossistema amazônico?
Como cada um de nos podemos ajudar a diminuir os efeitos do aquecimento global?
HIPÓTESES:
O aquecimento global é um fenômeno natural que ultimamente vem sendo muito comentado em nosso cotidiano, ele ocorre com o aumento da temperatura climática da terra, devido ao volume muito auto de gases que são soltos na atmosfera terrestre e também devido ao desmatamento que hoje em dia é algo que abrange uma grande área da terra que sem ela torna-se difícil a nossa sobrevivência.
MATERIAS E METODOS
Realizamos algumas pesquisas a respeito do assunto, discutimos a importância de trabalhar a conscientização da população em relação ao assunto e resolvermos através de cartazes,maquetes, pesquisas bibliográficas e de campo, exposições e analise da situação problema, trazer para a população algumas alertas e novas maneiras de tratar o problema tendo sempre a vista que é preciso primeiro mostrar, analisar, e estudar o problema para depois resolvê-lo assim fazemos em um problema matemático.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

GEWIENDSZNADA, Fernando Ciências. São Paulo: Ática, 2002

SENE, Eustaquio de – Espaço Geográfico Mundo e Globalização:
8ª série. São Paulo Sciione, 2002.

Poluição da água






O Projeto Leis ambientais apresentadona Galeria do Conhecimento em 31/10/07




Projeto: Meio ambiente- Leis Ambientais

PROJETO: Direitos e Deveres


TEMA: Meio Ambiente; leis de preservação


ESCOLA JONATHAS PONTES ATHIAS
DIRETORA: Tereza de Jesus
VICE DIRETORA: Nilza Helena
DATA: 24/abril/ 2007
TURMA: 7º ano A turno Manhã
PROFESSORA ORIENTADORA DO PROJETO; Marlucia Oliveira Silva

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental, para que posamos sobreviver por mais algumas décadas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Mostrar as principais conseqüências da destruição ambiental a sociedade em geral.
Identificar os principais fatores que contribuem para uma devastação eminente no planeta.
Compreender que respeitar o meio ambiente é respeitar a si mesmo.
Discutir e apresentar solução ara evitar a destruição ambiental.

JUSTIFICATIVA:

Nas ultimas décadas o meio ambiente vem sofrendo inúmeras agressões provocadas pelo homem, que sempre visa o lucro, através da exploração dos recursos naturais.
O meio ambiente a cada dia comove com situações adversas do seu curso natural, a TV notícias varias vezes os pedidos de S.O.S. meio ambiente, e o ser humano não percebe não é através da exploração da natureza, mas com as conseqüências dessa exploração.
É importante preservar para que possamos sobreviver por mais tempo com saúde, dignidade, pois o homem não sobreviverá sem os recursos naturais como: a água, as árvores que produzem o oxigênio puro ara respirarmos ara nos alimentar. Portanto cabe a nós buscarmos soluções com toda a sociedade de como poderemos reservar o meio ambiente.

METODOLOGIA:

Serão utilizados cartazes sobre preservação do meio ambiente e as leis ambientais (uso de papel 40 quilos).
Os grupos estarão apresentando propostas para melhorar o meio ambiente, colocando em painéis e confecções de materiais.
Será confeccionando revistinha em quadrinhos (gibi), folder e outros. A turma estará confeccionando camisetas e mural de fotos que mostrem os prejuízos que o nosso meio ambiente sofre.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

História da educação Especial na Escola JPA

No ano de 1987 é confirmada a existência de crianças especiais na escola. Assim no ano de 1988 foi implantada a classe especial com as categorias DM / DA com a professora Natacilda e a partir de 1995 a professora Iracelma,  com a turma de DA e Raimunda Lopes com a turma de DM.
Professoras: Natacilda, Raimunda Fonseca. Iracelma e Odinéia.
Categoria atendidas DA,  DC
Números de alunos atendidos no período de 1988 a 2000 foram 60 alunos.
Alunos integrados 20 alunos dados de 1997 a 2000.
Responsável pelos 12 anos de Educação Especial na escola a diretora Ilanize Franco de Brito.
Alunos matriculados em 1995 na sala especial 11 alunos.
Alunos matriculados no ano de 1996 no turno da manha 06 aluno e no turno da tarde 06 alunos.
No ano de 1997 foram matriculados 09 alunos no turno da manhã e 05 no turno da tarde.
No ano de 1998 foram matriculados 08 alunos no turno da manhã e 05 no turno da tarde.
No ano de 1999 manhã 10 alunos a tarde 08 alunos matriculados.
No ano de 2000- manhã foram integrados  05 alunos na 2ª série e 06 alunos na sala especial e a tarde 10 alunos na sala de recurso.
No ano de 2001 houve a Educação Inclusiva. Uma atitude de aceitação das diferenças não uma simples colocação em sala de aula.
Onde foram incluídos 11 alunos, neste ano a diretora era a professora Tereza de Jesus Rodrigues.
Ano de 2001 alunos que foram  atendidos na sala regular na 1ª série 05 alunos, na 2ª série 05 alunos na 3ª série 05 alunos na 4ª série 01 alunos na 5ª série 2 alunos.
No ano de 2002 – 24 alunos inclusos, no ano de 2003 eram atendidos na sala de recurso 29 alunos, no ano de 2004 19 alunos, em 2005 14 alunos em 2006 12 alunos em 2007 13 alunos.
Foram trabalhados com os alunos:
Respiração, exercício articulação, identificação de palavras através de gravuras, palavras, texto e frases, interpretação através de dramatização em libras, estudo de novo vocabulário em libras, estudo extraclasse e intraclasse, os aspectos cognitivos, afetivos e emocionais. 

Projeto: Mudar Para Preservar


EMEF PROF JONATHAS PONTES ATHIAS
PROFª GILCACIA TURMA 8º ANO B
GALERIA DO CONHECIMENTO – PROJETO: MUDAR PARA PRESERVAR

EDITORIAL
É com imenso prazer que entregamos a você a primeira edição desse jornal, onde procuramos direcionar o seu conteúdo para a conscientização e preservação do meio ambiente no qual nos estamos inseridos.
São poesias, redações, pesquisas entre outros, que possam propiciar uma reflexão sobre o que poderemos fazer para melhorar o ambiente que nos cerca, fazendo assim a nossa parte, não interessa se ela é grande ou pequena, mas que estamos fazendo alguma coisa para tornar o nosso espaço melhor. Profª Gilcacia, orientadora do projeto da turma 8º ano B
PARA REFLETIR:
“Tudo que acontece no mundo, seja no meu pis, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida”.
Helbert de Souza, o Betinho

CANTINHO DA DIVULGAÇÃO

O TOCANTINS
Na cidade onde eu moro tem um rio bem largo, toda vez que chove muito, esse rio cobre barrancos.
Todo mundo se apavora principalmente, os de fora, por incrível que pareça o nosso povo não chora.
Inclusive esse ano nem achava que ia encher, quando chego lá na orla é a coisa mais linda de se ver!
E quando ver fica encantado.
Mas não podemos fechar os olhos diante da situação, se não cuidarmos desse rio ele não vai durar muito não, só por causa da poluição.
Nunca vi um rio assim, não tem rio de onde eu vim, mas é muito bom, morar aqui na beira do rio Tocantins.
Kananda Carla Veloso Amador- 6º ano B

O DESMATAMENTO SEM PENSAR
Desmatar sem pensar é o que o homem cada vez mais faz no mundo. Cada vez é mais freqüente ver homens desmatando ou simplesmente destruindo a natureza.
Parece que ninguém se importa com a noticia que mais se fala no mundo, o efeito estufa, todos falam, mas as pessoas não conscientizam que a terra aos poucos esta morrendo, está ficando cada vez mais quente, as geleiras nos pólos estão derretendo, a floresta Amazônica esta sendo desmatada, os rios estão poluídos e casas, cidades estão sendo alagados pela incompreensão humana.
De quem é a culpa? É de você mesmo!
Você não sabe que sem as arvores você morre, que são elas que dão o ar que você respira?
Cuide da natureza por isso e tudo mais, cuide da natureza! Hellen krisna-8º ano A
PARA PRATICAR
Ambiente limpo não e o que mais se limpa, mas e o que mais se preserva!
RESULTADO INESPARADO
Ana Maria estava no pátio da escola merendando e resolveu atirar no chão sua embalagem vazia de salgado, Este saquinho foi levado com o vento para fora dos muros da escola, para a rua.
Com a chuva que houve a tarde, a embalagem foi carregada pela água, até chegar a boca de um bueiro, ali ficou trancada, com a chegada de mais lixo trazido pelas águas da chuva a boca do bueiro ficou totalmente entupida, Impossibilitando o escoamento da água, ocasionando uma enchente, que inundou até algumas casas.
Como havia muitos ratos na região suas urinas contaminaram este grande lago que se formou com a retenção da água pelo bueiro entupido, transmitindo doenças para chegarem até suas casas.
A água parada facilitou a procriação de mosquitos da dengue, que contaminou várias pessoas, inclusive a Ana Maria que pegou dengue, e foi parar no hospital, perdendo vários dias letivos de aula. Não conseguindo acompanhar deus colegas, não passou de ano.
Será que a Ana Maria imaginou que seu pequeno gesto de atirar o lixo no chão iria contribuir para tanta desgraça?
E nós o que estamos fazendo para preservar o meio ambiente no qual vivemos (nossa casas, escola, salada aula, rua, etc.)? Produção de texto do 6º ano B /2006

FAUNA
Quantas belezas teriam
Vendo nossos animais livres
De tanta brutalidade,
O homem está se destruindo
Ò meu Deus que crueldade!

Os animais de nossa Terra
Estão sofrendo com a extinção
Com tanto desequilíbrio
Estão destruindo nossa nação.

Os animais pedem socorro
Já de tanto sofrimento
Além de nos destruir aos poucos estamos morrendo.

Tem aves lindas que voam no céu
Que muita gente tira o chapéu
Para esta bela atração aqui na nossa terra.
Passam muitos turistas
Que ficam com dor no coração
Diante de tanta destruição.

Os homens estão acabando
Com o habitat dos animais
Que ficam sem casas e sem astrais.

O homem constrói, destrói.
É ignorante, é inteligente.
É cego e as vezes enxerga
Se são estranhos ou parentes
Quer destruir, quer cuidar.

Penso que entendo mas não entendo.
Onde é, que fim levar?
Será que a natureza quer paz ou descansar?
Será que há esperança ou certeza,
De um dia terminar ou recomeçar,
Essas vidas que só querem amar.

Como são belos os animais
Por que então a extinção?
Estamos falando de vidas
Que proporcionam outras vidas
Para formar uma nação.

Esses será o nosso apelo;
Ajude os animais para que eles
Possam viver em paz. Caroline Formentini 6º ano A

A TERRA ESPERA PELO SEU AUXILIO

Ela lhe dá o ar para respirar, desde que nasceu, a água para dessedenta-lo, alimento para sustentá-lo, a residência para protege-lo, e você, o que da em retribuição?
Não se esqueça que a terra espera pelo seu auxilio!
Contribua fazendo a sua parte. C. Torres Pastorino

PARA PENSARCONSEGUIMOS RETIRAR DE NOSSSAS CASAS, MAS SERÁ QUE CONSEGUIMOS RETIRA-LO DO PLANETA?

HOMENAGEM
Ao aluno Mauricio do 6º B ( em memória)

ALMA BORBOLETA
Como explicar a morte, minha amiga borboleta?
Não sabemos, nem mesmo explicamos a vida.
Simplesmente vivemos... Em meio as nossas preocupações. Em meio as nossas metamorfoses.
Mas, quando alguém que gostamos parte, percebemos que mistérios não apenas nos rodeia, mas esta dentro de nós.
Somos casulos de alma-borboleta que um dia se libertará.
É preciso que o casulo se rompa para libertar a borboleta.
Não nós apegamos ao casulo embora vivemos dentro dele.
Preparamos a borboleta para seu vôo, que é certo, um dia chegará!
Então voa borboleta! Voa, que está livre do casulo.
Voa que o céu e teu!
Mas, a saudade ficará. Chico Xavier

HUMOR
Frases recolhidas de exames de vestibulares no país:
_ Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado.
_As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Tema: Escola, Educação e familia- Construindo a parceria necessária.



Objetivo Geral:


Sencibilizar a família para a importancia da educação para a consolidação de uma vida cidadã, democratica e harmônica.


Objetivos especificos:

Levantar questões sobre a relação escola-família´para uma reflexão a cerca da postura apropriada para melhor acompanhamento da vida escolar.

Apresentar sugestões favoraçam o alcance das metas da escola e qualificação da aprendizagem dos alunos.

Propor medidas que favoreçam a melhoria da convivência no espaço escolar e familiar fazendo uso das diferentes linguagens artisticas.

sábado, dezembro 01, 2007

GINCANA DAS CORES




Data: 23/11/07
Horário: 08:00 às 12:00 (ciclo) 14:00 às 18:00 (6º ao 9º ano) 19:30 às 22:00 (PEJAC)

COORDENAÇÃO: professores, direção, supervisão, representantes de turmas, conselho escolhar.

OBJETIVOS
GERAL:
Promover a integração da comunidade escolar, buscando estreitar laços de amizade, participação e companheirismo entre os participantes.

ESPECIFICOS:
Arrecadar materiais: didáticos, de limpeza e esportivo para suprir necessidades da escola;
Desenvolver competências de liderança, trabalho em grupo e colaboração mutua.

ATIVIDADES DA GINCANA;
1- Arrecadação de materiais (limpeza, didático e esportivo)
2- Venda da rifa
3- Atividade de movimento
4- Atividades de conhecimentos gerais
5- Atividade relâmpago
6- Experiência cientifica ou invenção
7- Produção de arte com material reciclável ou alternativo.

ATIVIDADES ANTECIPADAS:
Venda da rifa
Experiência cientifica ou invenção
Produção com material reciclável ou alternativo
Apresentação de um casal com trajes afro
Recital de poesias
Apresentação artística com dança folclórica
Divulgação da gincana.