quinta-feira, dezembro 20, 2007

RELATÓRIO FINAL - INFORMÁTICA EDUCATIVA – 2007



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO –SEMED
EMEF JONATHAS PONTES ATHIAS

PROFESSORES
CARLOTA MENDES DO A. SOUSA
ELIZÂNIA SOUSA DE ASSUNÇÃO
VAILDES SERTÓRIO DA COSTA
Marabá-dezembro/2007

RELATÓRIO / 2007

O Laboratório de Informática Educativa é um ambiente onde os professores e alunos buscam fomentar uma aprendizagem autônoma e significativa bem como: Promover o desenvolvimento e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para alavancar um processo de inovação no ambiente escolar, propiciando aos educandos uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico. Neste sentido no ano de 2007 foram desenvolvidos vários projetos com a utilização destes recursos, como ferramenta de aprendizagem. Trabalhar com projeto é uma forma de organização onde os conteúdos são estudados através de atividades seqüenciais que buscam reflexões e esforço dos próprios alunos deixando como resultado um aprendizado diferenciado e significativo.
O Laboratório funciona atendendo a todos os níveis da Educação Básica, nos turnos Manhã, Tarde e Noite estando distribuído da seguinte forma: Turno manhã 15 turmas, sendo seis turmas de 1º ao 5º ano, oito turmas de 6º ao 9º ano e uma turma de Educação Especial; No turno da tarde são 15 turmas sendo seis de 1º ao 5º ano e oito de 6º ao 9º ano e uma turma de Educação Especial, atendemos ainda a comunidade externa alunos de escolas vizinhas e até mesmo de outros núcleos. No Turno da noite são 14 turmas, sendo 8 Ensino Médio 6 PEJAC (Programa de Educação Jovens e Adultos em Ciclo) atendendo o referido público e seus respectivos professores e ainda prestando atendimento a comunidade externa.
Quanto ao cronograma as atividades para as turmas são realizadas da seguinte forma: segunda-feira as sextas-feiras, em semanas alternadas com dias e horários fixos, sendo 1h 30 min para cada turma, As turmas de 6º ao 9º ano são realizado através de agendamento de acordo com as necessidades de cada turma com seus alunos, em semanas alternadas.
Nos meses de setembro e outubro foram realizadas várias pesquisas na internet para os projetos que seriam apresentados na galeria do conhecimento, onde a mesma ocorreu no dia 31/10/07.
Os projetos mais relevantes desenvolvidos no ano de 2007 foram: Higiene Corporal profª Natalina 3º ano B e 1º ano A, Aquecimento Global prof Ildemarques 6ª ano B, Pará Obra Prima da Amazônia profa Sandrielle turma 8ª A, A Realidade Social da Amazônia: o futuro grita por justiça... Criança! profª Osevania 6º ano C, Frutas Típicas da Amazônia profª Thaise 5ª ano C, Indios Verdadeiros Donos da Terra profª Osevania 9º ano A, Floresta Negra profª Marlucia 8º ano c, Orquídeas Indicadores de Preservação profª Francisca 6º ano E, O desperdício da água prof Maria Alves 2º ano 1 ciclo, Manifesto pela preservação da natureza profª Jeane 6º D, Arte no espaço Amazônico profª Sandra 7º ano c, Preserve a vida na nossa Amazônia prof Gilcacia 8º b, Marabá no contexto Amazônico profas Francisca e Sandra 9º c, As arvores da minha escola profª Francilene 2º ano B, Amazônia uma questão de solidariedade profª Maria da luz 8º D, Dicas para cuidar do planeta profª Ana régia 4º ano A / C, os tipos de solo profª Edilene 4º ano B, Reprodução dos animais profª Mª do Rosário 5º ano A/B. estes projetos foram socializados na galeria do conhecimento e alguns foram apresentados na FEICIMA Feira de Ciências Municipal:
Trabalhamos ainda no L.I, com aula de reforço com os alunos com baixo rendimento escolar incentivando a linguagem oral e escrita através das ferramentas do computador. As metodologias utilizadas são: observação do alfabeto no teclado, escrita de palavras, desenho e escrita, ouvir historia e reconta-la, produções e reflexões orais e escritas, jogos on-line,CD. No turno da noite iniciamos o ano trabalhando com pesquisas na internet para atividades e projetos como: Carimbó 2º ano R02, Literatura de Cordel, Projetos das Tics, 2º Ano R 03, professora Edina (ensino médio), História da arte 4ª Etapa A e trovinhas professor Roberto PEJAC (Programa de Educação Jovens e Adultos em Ciclo). Entrei de Licença Prêmio do dia 1º de agosto a 30 de novembro, ficando as atividades interrompidas porque no Laboratório de Informática não há substituição para professor de Informática Educativa. Retornei no dia 03/12, mas não deu mais tempo para continuar os projetos que ficou em andamento, pretendendo continuar em 2008.
No turno da manhã a professora Vaildes Sertorio da Costa, entrou de licença prêmio a partir de 1º de agosto a 30 de outubro/07, voltando suas atividades normais a partir de 31 de outubro /07.
O atendimento no laboratório de informática foi encerrado para as turmas no dia 13/12/07. Sendo que continuamos atendendo alunos que ficaram na recuperação final, no período de 13 a 19/12/07.
Endereço na internet do flogão e do blogger da escola: www.flogao.com.br/escolajpathias http://escolajonathas.blogspot.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.