quinta-feira, dezembro 15, 2005

PROJETO: O LIXO




SÉRIE:7ª A

ALUNOS: VIRGINIA, LEODATO, MIQUEIAS , MARIANA, IAGO, BRENDA E GALDENCIO

OBJETIVOS:
Reconhecer a importância da reciclagem;
•Identificar os tipos de lixo;•Saber quais são as doenças causadas pelo lixo.•Compreender que nem tudo que jogamos fora é lixo.

.METODOLOGIA:
Conversa informal;
•Pesquisa bibliográfica e de campo;•Relatórios
Exposição sobre o lixo

Tipos de lixo
Reciclagem
Os problemas do lixo
Aterros sanitários


A TERRA ESTÁ MORRENDO... RESTA AGORA A ECOLOGIA HUMANA!

CONTROLE DO LIXO:


Por causa da enorme quantidade de lixo doméstico, precisamos planejar meios para dispor dele. Na Europa, cada família enche, em média, duas latas de lixo por semana. Multiplique isso pelo número de famílias num país inteiro e você terá uma enorme quantidade de lixo para ser descartado. A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, joga fora a maior quantidade pela capital lixo aproximadamente 8kg por pessoa. Todos os dias, Novos Iorque têm de eliminar 24 mil toneladas de
Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.

TIPOS DE LIXO:

A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.

RECICLAGEM

Podemos encontrar exemplos de reaproveitamento e reciclagem em tudo o que nos cerca. Roupas, brinquedos e livros que damos a amigos, parentes ou a bazares de caridade estão sendo reaproveitados. Em muitos lugares, autoridades locais ou, às vezes, grupos de voluntários mantêm programas de reciclagem, com depósitos de garrafas, de latas ou coletores de papéis usados, onde a população local pode depositar seu refugo. As autoridades civis estão, cada vez mais, preocupando-se com a reciclagem, porque essa maneira de tratar o lixo economiza dinheiro, recursos e energia. No Brasil, apenas 29% do papel consumido é reciclado; no Japão, essa parcela já é de 50%.

SOLUÇÕES:

Os incineradores, indicados sobretudo para materiais de alto risco, podem ser utilizados para a queima de outros resíduos, reduzindo seu volume. As cinzas ocupam menos espaço nos aterros e reduz-se o risco de poluição do solo. Entretanto, podem liberar gases nocivos à saúde, e seu alto custo os torna inacessíveis para a maioria dos municípios.

IMPLANTANDO A COLETA SELETIVA

A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são uma solução indispensável, por permitir a redução do volume de lixo para disposição final em aterros e incineradores. Não é a única forma de tratamento e disposição: exige o complemento das demais soluções.

CONCLUSÃO

•Percebemos que é de fundamental importância a reciclagem do lixo, e que devemos ter cuidado com o meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.