quinta-feira, dezembro 15, 2005

PROJETO: ÁGUA, ELEMENTO INDISPENSÁVEL AOS SERES VIVOS.


EMEF Prof Jonathas Pontes Athias
Alunos: Jainara Carliana Matos Pereira
Joab Amorim de Sousa Kaio Carneiro de Freitas José Edivaldo N. dos S. Jr. Série: 7ª A
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Marta Pereira da Silva ,Valdeíres Mendes de Lacerda e Vaildes Sertorio Marabá – Pará

A ÁGUA SE APRESENTA EM DIVERSAS FORMAS E LUGARES: NO SOLO, NO AR ATÉ MESMO EM NOSSO CORPO.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que a água é indispensável a todos os seres humanos pois dela é que provém meios para que seja possível o plantio de produtos agrícolas, geração de energia, mantermos nossa higiene além de saciar nossa sede. Por esses e outros motivos, procuraremos métodos de conscientização de toda a comunidade escolar e até mesmo a comunidade próxima a escola dá importância de mantermos nossos mananciais de água, limpos livre de qualquer poluição. Para isso desenvolveremos um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Geografia e Matemática, visto que na geografia pode se perceber a dimensão e as formas como a água se apresenta no planeta e a matemática nos ajudará a entender os percentuais de água potável, doce e salgada e ainda quantificar o desperdício existente no uso desordenado da mesma. OBJETIVOS • Ressaltar a importância da água. Mostrando as diversas formas que se apresenta na natureza.• Incentivar os alunos para a utilização ordenada da água.• Leva-los a refletir sobre as causas da poluição da água na natureza.• Apontar os principais poluidores da água do planeta. DESAFIO •• Aprender técnicas atuais de reutilização da água , como forma de contribuição individual para sua permanência de água potável na natureza.

ESTRATEGIA:

• Estudos teóricos.• Busca de informações em ( revistas, livros, jornais, internet e outros)• Pesquisa de campo .
• Panfletos informativos.
• Produção de painéis.• Aplicação de questionários.• Analise de música sobre o tema.( Planeta água - Guilherme Arantes e Chuva caia - Chitãozinho & Xororó)• Assistir filmes sobre o tema.
• Discussões em sala de aula com os alunos.• Construção de maquetes do: ciclo da água, de uma hidrelétrica, painéis.• Apresentar na prática as diversas formas da água na natureza (gelo, vapor d’água e líquido)


RECURSOS

Tesoura, cola, papel (40kg), papel cartão, • Isopor, som, cd’s, camisetas da equipe de trabalho.• Tinta, cola colorida, TNT ( água, branco e verde)• Fotografias e recortes
• Vídeos • PARA MELHORES ESCLARECIMENTOS FIZEMOS CONTATOS: SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará)

RESULTADO

Todos os objetivos foram alcançados no nosso projeto ressaltamos a importância da água, mostramos as formas que ela se apresenta na natureza, os alunos foram incentivados de como utilizá-la de maneira econômica, distribuirmos panfletos. Através da análise de músicas procuramos fizer com que refletissem que a água está se escasseando e se continuar no ritmo em que esta ela vai desaparecer dos nossos mananciais, lagos, igarapés e rios etc. E esperamos que continue também a transmitir tudo o que aprendemos em sala e na escola , aqueles que estiverem próximo a eles.

CONCLUSÃO

Notamos que a forma como muitos utilizam a água ao nosso redor não é uma das formas mais econômicas concluímos que o nosso projeto de certa ajudou a sensibilizar, muitas pessoas nesse sentido. Justamente por causa do nosso interesse em mostrar tudo que aprendemos. Ressaltamos ainda algo que julgamos importante, que precisamos debater e nos mobilizarmos mais sobre o tema. Não trabalhamos tudo, porque pois o tema é amplo e complexo, a questão. Porém, o mais importante é que de tanto falar em água na nossa turma, eles relataram que em suas casas não paravam de pensar no assunto, já fechavam as torneiras quando viam abertas e reclamavam quando alguém as deixavam abertas desnecessariamente. E, isso para nós foi positivo pois notamos que surtiu algum efeito.

BIBLIOGRAFIA:

Nós pesquisamos em bibliotecas , internet ,livros ,GEWANDSZNAJDER, Fernando – Ciências: 5ª série. O Planeta Terra --- Ensino Fundamental – Livro do Professor. São Paulo : Ática, 2004. SUPERESTER DANTE: Sistema de estudo e Pesquisa- ED.- São Paulo, D’ Livros


Leia mais!
Planeta água
música de Guilherme Arantes

Retirado do youtube

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.