quinta-feira, dezembro 15, 2005

PROJETO : GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA- SER JOVEM NO MUNDO DE HOJE

ALUNAS:ELZIENEIS, SONIA, SIMONE E SUELY
PROFESSORAS: MARIA DA LUZ E ROSANGELA
COLABORADORA: CARLOTA
TURMA : 3 ETAPA C


JUSTIFICATIVA:Porque nós queremos saber
mais sobre gravidez das jovens de hoje.
OBJETIVO GERALDiscutir e possibilitar a compreensão da gravidez na adolescência na comunidade

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Orientar as jovens para que se previnam mais.
üConscientizar os jovens das responsabilidade de ser mãe ou pai muito jovens.
CERTEZAS PROVISÓRIAS:

ü Que a gravidez na adolescência é falta de responsabilidade dos jovens .ü Que a maioria dos jovens não se previnem no relacionamento.ü O índice de gravidez entre os jovens na idade escolar está muito alta.DUVIDAS TEMPORÁRIAS:

üComo está o índice de gravidez na adolescência segundo as estatísticas em nossa sociedade.

ü Como está o diálogo entre os jovens e os pais.

üQuais as reações das jovens quando descobrem que vão serem mães.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA:


Desde 1970 caso de gravidez na adolescência cada dia que passa a idade das adolescentes que engravidam são de 10 até 15 anos. Enquanto essa a tosca de gravidez em mulheres adultas está caindo, em 1940 as mulheres tinham ate 6 filhos hoje em dia as mulheres tem de 2 ate 3 filhos para cada mulher o mesmo acontece com as adolescentes segundo os dados do IBGE desde 1980 aumentou 15%, nas pequenas a gravidez na adolescência aumentou tanto que acerca de 700 mil meninas que se tornaram mães a cada ano no Brasil. Desse 1,3% são parto realizado em garotas de 10 a 14 anos . Aproximadamente de 27% dos partos foram feito pelos SUS Sistemas Único de Saúde no ano 1999 foram em adolescência de 10% das adolescentes. Brincar de boneca e então aprendendo a lidar com a sua adolescência mais acima de tudo seu pai acaba aceitando o fato. As mães tem mais facilidade para enfrentar a situação talvez muitas tem passado pelo mesmo problema.

Entre 1993 e 1999 houve aumento de aproximadamente 30% de números de parto feito pelo SUS em adolescentes mais jovens entre 10 a 14 anos numa pesquisas 17% dos rapazes com a idade de 15 a 24 anos no estado brasileiro já engravidam suas parceiras.
As principais causas da gravidez é devido não ter conhecimentos do uso do ante - concepcional e falta de diálogo com os pais a educação dadas ao adolescente faz com que tenha uma vida sexual ativa, o uso das drogas das bebidas alcoólicas comprometem a contocipção, além das que engravidam para casar-se adolescentes tem problemas quando começam a mudar seu corpo e como esconder a gravidez, ou como é adequado.

Devido a isso elas vem cerca de 10% da geração ocorria nessa faixa etária. Em 2000 apenas dez anos depois, esse índice aumentou para 18% ou seja praticamente dobrou o número de mulheres que engravidam. A gravidez na adolescência é considerada um ato de risco na adolescência tem uma certa dificuldade de relacionamento com os pais, tem mais dificuldade com o pai tendo um grande medo de contar para ele da gravidez..Adolescência deixa de brincar de boneca e então aprendendo a lidar com a sua adolescência mais acima de tudo seu pai acaba aceitando o fato. As mãe tem mais facilidade para enfrentar a situação talvez muitas tenham passado pelo mesmo problema.

CONCLUSÃO

Levando em consideração sobre as pesquisas realizadas percebemos que desde 1970 o caso de gravidez na adolescência vem aumentando entre adolescentes de 10 a 15 anos de idade .
Até o começo do século passado era comum as mulheres iniciar sua vida sexual no inicio da adolescência porque se casavam cedo. Pelo Brasil viam-se meninas sendo criadas por marido já com filhos nos braços.A precocidade nada tinha a ver com sedução, e o sexo muitas vezes gerava traumas.
O quadro atual é diferente : casamento pressupõe sexo, mas a recíproca não é verdadeira. As mulheres estão se casando cada vez mais tarde e fazendo sexo cada vez mais cedo. Percebemos que as principais causas da gravidez é devido a falta de cuidado entre os parceiros quanto ao uso do ante - concepcional, a falta de diálogo entre os pais,o uso das drogas e bebidas alcoólicas, dentre outros fatores.
AVALIAÇÃO:

Nós avaliamos que esse trabalho foi muito importante para nós porque aprendemos um pouco mais com essa pesquisa que fizemos . Serviu para nos alertar e orientar nossos filhos na adolescência. Foi muito gratificante porque tivemos total apoio da Professora Carlota do laboratório que nos ajudou e das professoras Maria da Luz e Rosangela graças a elas nós trabalhamos nas pesquisas com carinho e dedicação e compreendemos mais sobre o assunto. Aprendemos trabalhar em grupo tud o isso significou muito para todos nós.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com conteúdo político partidário ou de baixo calão não serão publicados.